Dégradé

A Palestinian comedy about women crammed in a tiny beauty parlor on the Gaza Strip

Letterboxd

Add a review

GoWatchIt

See more films

Reviews

  • ★★★½ review by Israel Matos on Letterboxd

    Sororidade. Essa é a palavra do momento. E que bom ver mulheres unidas por uma causa maior: elas mesmas.

    Na produção palestina, Degradê, o tema principal são as mulheres. É um filme com mulheres, que potencializa a igualdade mas que peca justamente por ser dirigido por (dois!!) homens. Mas nesse caso, a sensibilidade se sobrepôs a costumeira rudeza de diretores quando abordam temas femininos e que prezam pela igualdade dos sexos.

    Os irmãos Arab e Tarzan Nasser pesam a mão e não dão a profundidade necessária às personagens. Não as desenvolve como deveria e como a narrativa merecia. Apesar dessa falha, o filme ganha em ritmo e levanta questões relevantes como: repressão, violência, religiosidade, independência da mulher nos países árabes e o levante feminino contra o machismo.

    O elenco é primoroso, a ambientação, (o filme se passa inteiramente dentro de um salão de beleza), o clima claustrofóbico que toma conta dos minutos finais é construído de maneira eficaz, e infelizmente a mão pesada dos diretores faz da cena final um reflexo da sociedade de hoje. 

    Mas não nos enganemos, os dias de machismo estão contados.

  • ★★★★ review by ANTONIASWAY on Letterboxd

    Une galerie de portraits de femmes touchées par la douleur, l'une incapable de vieillir, l'autre audacieuse et pleine de souffrance, une troisième prise d'un amour impossible, et ces autres caractères féminins, entre religion et laicité, qui parlent sans s'entendre alors que dehors la guerre sévit.

    Très beau

  • See all reviews

Tweets